segunda-feira, 30 de junho de 2014

Cronograma Capilar


Oi gente!

Depois de uns dias fora do ar, estou de volta!

Bom, pra voltar com a corda toda estou trazendo pra vocês uma novidade que tem sido um assunto muito abordado por diversas blogueiras de sucesso, e que eu tenho gostado bastante. Estou fazendo o processo há cerca de duas semanas e já consigo ver resultados. Estou falando do Cronograma Capilar.

Como sei que muitas de vocês nunca ouviram falar a respeito, trouxe uma explicação do que é este processo e como ele funciona, para que vocês possam ter mais uma ferramenta na busca por fios saudáveis.

 

O que é Cronograma Capilar

Após realizar diversas buscas, assistir a muitos vídeos a respeito e também por em prática no meu cabelo, posso definir o Cronograma Capilar como uma “agenda” de tratamento dos fios. 

O cabelo necessita normalmente de hidratação, nutrição e reconstrução porém nós, que não somos profissionais dos cabelos, não sabemos identificar o que nosso cabelo necessita e o cronograma capilar nos auxilia na reposição destas “faltas”.

 

Quais resultados esperar

No cronograma capilar, o objetivo é a reposição de proteínas e nutrientes dos fios, em outras palavras, a busca por uma melhora na aparência dos fios danificados. O cronograma capilar não é um milagre que faz o cabelo ficar “virgem” novamente (infelizmente isso ainda não existe, meninas! L), porém ele dá uma renovada nos fios e busca repor parte das perdas que temos durante os processos químicos e os danos do dia a dia.

 

Bom, agora vamos às instruções.

Primeiro você precisa saber identificar quais produtos são para Hidratação, quais são para Nutrição e quais são para Reconstrução.

Produtos hidratantes se depositam nas madeixas e retêm a umidade com facilidade, em outras palavras eles mantêm a água no cabelo.  Eles são aqueles que contem em sua fórmula aminoácidos, álcool.  Normalmente os produtos já vem com a identificação no rótulo, como produtos hidratantes ou para hidratação.

Produtos nutritivos repõem os lipídios e costumam conter óleos e vitaminas em suas fórmulas. As máscaras nutritivas depositam nutrientes na cutícula capilar. Normalmente as máscaras nutritivas também possuem a identificação em suas embalagens. Produtos com óleo de argan, macadamia, óleo de coco, ojon, enfim, existe uma infinidade de óleos bons para os fios.

 Produtos reconstrutores, por sua vez, são identificadas por conter proteínas, como o colágeno, e por conter queratina (Atenção com o uso excessivo de queratina, pois em excesso ela danifica o cabelo e não trata). Os reconstrutores são indicados para cabelos realmente danificados, e devem ser usados uma vez ao mês (no máximo duas, nos casos de cabelo extremamente danificados, mas mesmo assim com espaço de tempo de pelo menos 15 dias entre os usos). Os produtos reconstrutores também contém em seus rótulos a indicação de seu uso.

Agora que vocês já sabem como identificar pra que serve cada tipo de produto, indico procurarem máscaras preferencialmente profissionais, ou se comprarem as de perfumaria, busquem máscaras que sejam mais consistentes (duvidem de máscaras aquosas, aquelas aguadas).  

Agora vamos a sequência de uso.

O cronograma capilar é feito mensalmente. Pra começar a sugestão de rotina é

1ª semana – Hidratação  - Hidratação – Nutrição

2ª semana -  Hidratação  - Hidratação – Nutrição

3ª semana -  Hidratação – Hidratação - Reconstrução

4ª semana - Hidratação  - Hidratação – Nutrição

Depois de terminar a rotina mensal, você recomeça o processo da primeira semana. Esta é a sugestão do primeiro mês de uso. Após observar a reação do cabelo a cada tipo de produto, você pode adaptar a rotina à sua necessidade.

E este é o cronograma capilar!

Caso queiram sugestões de produtos e posts com a evolução do meu processo, é só mandarem mensagens pedindo.

Beijão gente!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário