sábado, 31 de maio de 2014

Botox Capilar


O que é o Botox?
Na verdade o tão famoso Botox é uma marca da empresa americana chamada Allergan, que foi a primeira a utilizar toxina botulínica biológica para atividades estéticas. Por ser a pioneira no uso desta substância, a marca acabou se tornando o nome do tratamento, assim como vemos em outros casos no gênero alimentício, tal qual Coca Cola, Maisena, Nescau, ou ainda em outros tipos de produtos como a Xerox ou o Bombril. Enfim, a marca Botox passou a ser nome de referência no mercado de aplicação estética de toxina botulínica.
No caso do Botox estético no rosto é de conhecimento de todos que o seus uso serve especificamente para suavizar linhas finas, rugas e outras imperfeições por meio do bloqueio de ação de uma substância chamada acetilcolina, substância química produzida pelos neurônios que transportam as informações elétricas do cérebro ao músculo. Ao não receber estas mensagens, os músculos deixam de contrair e desta forma amenizam as linhas de expressão.

E o Botox Capilar, o que é?

Bom, em primeiro lugar quero esclarecer que o Botox Capilar não contém nada de toxina botulínica em sua composição. É exatamente isso que você está lendo, o botox na verdade não tem botox.

O nome Botox Capilar é, na verdade, uma referência à ação do tratamento nos cabelos, pois, assim como o preenchimento estético melhora o aspecto das rugas e imperfeições da pele, o Botox Capilar promete amenizar os efeitos das ações do tempo e das químicas no cabelo, ajudando a repor a “massa capilar”.


O Botox Capilar alisa o cabelo?

A resposta é depende. O Botox Capilar deixa o cabelo macio e mais hidratado mas ele por si não alisa os fios. Fique atenta! Se caso o Botox Capilar no salão onde você for prometer alisar os fios, ele pode conter Formol ou outra substância química (ou neutralizante) para que alise.

No caso do Botox da L’oreal (Kit Fiberceutic L’oreal), que é o mais famoso de todos, não existe a ação de alisamento dos fios. Sua ação consiste em uma hidratação poderosa e que reconstrói os fios danificados, deixando macios, sem frizz, com pontas fortalecidas e saudáveis. É claro que, cabelo extremamente danificados, ao receberem uma hidratação poderosa tendem a diminuir o volume, mas não podemos esperar que ele faça o milagre de alisar cabelos. Não é?

Mas, afinal, vale a pena fazer o Botox Capilar?

Bom, a resposta a esta pergunta vai depender da situação do seu cabelo e da opinião do seu cabelereiro.  Se seu cabelo estiver extremamente danificado, eu sugiro que faça um corte. Para saber a real situação do seu cabelo, recomendo procurar profissionais qualificados e com boas recomendações. Não tenha pressa, questione seu cabelereiro, procure pesquisar sobre o procedimento em mais fontes, procure saber qual é a marca de produto que seu cabelereiro usa e até falar com pessoas que já fizeram o mesmo procedimento. Todas essas pesquisas, além de dar mais confiança, poderão embasar melhor a sua escolha.

De verdade, o Botox melhora, mas, como eu já disse, não faz milagre.  Outra sugestão que faço é que o uso do botox capilar seja alternado ao uso da cauterização (seja ela a quente ou a frio), além do uso de bons produtos para manutenção em casa (Shampoo, máscara de tratamento, ampolas, leave in, protetor térmico). O profissional auxilia, e muito, no tratamento dos fios mas não adianta nada gastar horrores com procedimentos em salões e não fazer a manutenção correta em casa, peça sempre a indicação de produtos para manutenção ao seu cabelereiro.

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário